Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 1.8/5 (28 votos)




ONLINE
5







Baixe o Flash Player para executar...

3




Total de visitas: 4974

Taekwon-do AITF (TRADICIONAL)

Taekwon-do AITF (TRADICIONAL)

 

 

                                                         A VERDADEIRA HISTÓRIA DO TAEKWONDO

                         (texto extraído da revista Artes Marciais – Taekwon-do)

 

 

A origem do Taekwondo

 

As evidências mais remotas das artes marciais coreanas remontam a milênios. Os primeiros indícios começam em cerimônias e danças rituais como o Yonggo (uma invocação de espíritos com tambores), Tongmaeng (um tipo de cerimônia de ação de graças) e Munchon (dança para o céu). Essas atividades demandavam intensa atividade física e são os ancestrais das artes marciais coreanas.

A documentação das artes marciais coreanas só começou definitivamente no chamado Período dos Três Reinos (18a.C. a 935 d.C.), quando uma arte denominada Taekion se tornou popular. Com a luta pelo poder desencadeada entre os três reinos, tornou-se necessária uma organização militar, denominada Musadan, que se responsabilizava pela defesa dos interesses dos reinos. Esses reinos eram Silla, Koguryo e Baeck je.

 

A Coréia nessa época era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Baek-Je, Silla, por ser o menor dos três reinos sofria constantes invasões e saques dos seus vizinhos maiores que eram Koguryo e Baeck-Je, e Silla era obrigada a entregar parte de sua colheita.

 

Koguryo possuía os Sonbae e Silla, os Hwarang. Paekche, onde se situa atualmente Seul, foi o reino menos atuante dessa época. Os Sonbae de Koguryo praticavam o Taekion conforme podemos provar numa cena de combate pintada num mural na Muyong-Chong (Tumba dos Dançarinos), no sul da Manchúria.

Silla praticava uma variação do Taekion denominada Hwarang Do. A evidência dessa arte está numa estátua Kumgang Yoksasang, que se numa das posições desse estilo. Sua eficiência militar cresceu a ponto de Silla unificar a península coreana em 668, encampando os dois outros reinos. Muita dessa glória advém dos Hwarang, guerreiros que se mantinham sob um rígido código de honra que se resumia em: Obediência ao rei; respeito aos pais; lealdade aos amigos; nunca recuar perante o inimigo e só matar quando houver realmente necessidade. Eram comparados aos Samurais do Japão.

 

A partir daí, os Hwarang viajam pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o Taekyon por todo o reino durante toda a dinastia Silla, que estende de 668 d.C. até 935 d.C.. Durante esta época o desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koryo (935 d.C. a 1392 d.C.) esse foco começa a mudar. Nessa época o Taekyon passa a ser conhecido como Sobak e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial. Assim fortaleceram a força e a capacidade de cada lutador, tornando-se quase invencível, Silla então conseguiu unificar os reinos, surgindo dessa união uma terra que conhecemos por Coréia.

 

A época das grandes invasões

 

Durante a era Choson (1392 a 1910), mais conhecida no ocidente como Dinastia Yi, as coisas mudaram sobremaneira. No início da dinastia foi necessário o uso da força para impor o controle. Os praticantes de artes marciais voltaram a ser paparicados pelo governo, recebendo tratamento preferencial. O Taekion foi escolhido como arte marcial principal. Tanto no recrutamento de soldados quanto nas promoções de posto, o que mais importava era o nível de habilidade marcial do candidato.

 

No ano de 1907 termina a dinastia Yi, e com isso a Coréia em 1909 foi invadida pelo Japão. Com o controle do país nas mãos do imperialismo japonês, suprimem todas as modalidades da cultura local, inclusive o Taekyon/Sobak. Com medo de que ele se fortalecesse a tomasse o poder. Os mestres buscavam alternativas para prosseguir seu treinamento e difusão das artes: alguns se abrigaram em templos budistas, enquanto outros viajaram para a China e para o próprio Japão. Mas a população manteve vivo clandestinamente o Taekyon, passado de pai para filho e ensinados por mestres que recusavam a seguir as ordens de seus invasores. Somente em 1945 eles conseguiram expulsar os japoneses e voltaram a praticar o Taekyon ostensivamente e as artes marciais de sua preferência, isto é, era arte marcial que obedecia conjuntamente uma disciplina física aliada à mente, criada no reino de Silla como forma de defesa.

 

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão perde prestígio e posição no mapa, bem como também todas as suas colônias, entre elas a Coréia. Fin do o domínio japonês, surge em Seul a primeira escola (kwan) que afirma ensinar o verdadeiro Tae-Kyon. Este dojang chamava-se Chung Do Kwan. No mesmo ano abrem também os dojangs Môo Kuk Kwan e Yun Moo Kwan. No ano seguinte é a vez do Chang Môo Kwan. Todos estes estilos (kwans) afirmavam ministrar os verdadeiros ensinamentos da antiga arte do Tae-Kyon/Subak. No anos seguintes, mais escolas surgem, também afirmando-se as verdadeiras guardiãs da tradição da arte: Soo Bak Do, Kwon Bo, Kong Soo Do, Tae Soo Do e Tang Soo Do.

Esta diferença entre os estilos e linhas impediu que houvesse uma regulamentação da arte por 10 anos.

Em 1952, o então presidente coreano Syngman Rhee assiste a uma demonstração de mais ou menos meia hora da arte marcial coreana, e se encanta no que vê. O presidente ficou tão impressionado que ordenou que seu aprendizado constasse oficialmente no currículo de treinamento militar. Além disso, chamou o general Choi Hong Hi e pediu  a ele que coordenasse o processo de unificação dos estilos. É em função disso que se justifica o acentuado vínculo militarista do esporte.

 

Após isso, no dia 11 de abril de 1955, um congresso reunindo os mais importantes mestres de cada escola, e sob a coordenação do general Choi Hong Hi, decidiu pela união dos estilos adotando o nome de Tae Soo Do. Dois anos mais tarde o nome é novamente mudado, sendo então adotada a nomenclatura que permanece até os dias atuais: Taekwondo. As razões alegadas para esta mudança se referem ao fato de que o segundo nome (Taekwondo) se parece com o nome original da arte (Tae-Kyon), bem como expressa melhor o seu verdadeiro sentido – tradução de Taekwondo é “o caminho dos pés e das mãos”.

 

Desse dia em diante o Taekwondo não parou de crescer. Em 1961 é criada a KTA (Korean Taekwondo Association). Em 1966 foi fundada a International Taekwondo Federation (ITF), para divulgar a nova arte coreana pelo mundo, com o General Choi como presidente; e é realizado o primeiro campeonato de Tekwondo.

Em 1967 é pelo general Choi Hong Hi. A arte começa então a se modificar para assumir status de esporte e poder realizar competições que a divulguem pelo mundo: é nesta fase que surge a idéia da utilização de protetores,  para garantir a integridade física dos competidores. Paralelamente, a ITF começa a formar mestres e enviá-los para diversos países do mundo para que haja maior divulgação da arte. Problemas políticos levaram o General a transferir a sede da ITF para o Canadá em 1970.

 

O Taekwondo ganha o mundo

 

Porém, no ano de 1972, o general Choi Hong Hi é expulso do país por envolver-se em disputas políticas entre as Coréias do Sul e do Norte ( inimigas desde a época da guerra entre elas – 1949/1955). No entanto, ele leva consigo a sede da ITF para o Canadá.

A reação da cúpula Taekwon-doista coreana veio em seguida: com o apoio do governo Sul-Coreano é criada, no dia 28 de maio de 1973 a WTF (World Taekwondo Federation), sediada em Seul, presidida pelo Dr. Um Young Kim e unificada sob o estilo Kukiwon. As modificações são rapidamente passadas aos mentres ligados à entidade, o que provoca até os dias de hoje pequenas diferenças dentro do mesmo estilo, o que se explica pelo fato dessa mudança ter se dado de forma tão brusca e repentina.

 

O Taekwondo no Brasil

 

Em 1970 foram enviados para o Mundo incluindo o Brasil vários mestres para difundir o Taekwon-do. Em junho de 1970, foi enviado para o Brasil pela Federação Internacional de Taekwon-do, o Grão Mestre Sang Mi Choi, 8º Dan, com a missão de difundir e implantar na América do Sul o Taekwon-do, Arte Marcial coreana.

 

Cumprindo a missão a ele confiada, o Mestre Sang Mi Choi fundou a 1ª escola de Taekwon-do no Brasil, em 8 de agosto de 1970, em São Paulo. Hoje a atual Academia Liberdade, sua função deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma Português, forma verbal da comunicação, os hábitos e costumes do povo brasileiro.E em março de 1972 veio para o Brasil o Mestre Woo Lee, 7º Dan, com o propósito de introduzir o Taekwon-do no Rio de Janeiro na Escola Americana.

 

Confronto das duas maiores entidades mundiais

 

No final da década de 60, agravou-se o desentendimento po’litico entre a ITF e a Associação Coreana de Taekwondo, devido a saída do General Choi e a entrada do Dr. Kim. E a situação piorou ainda mais com outros agravantes, tais como: graduação internacional, emissão de certificados internacionais, regras de competição, entre outros mais. O General Choi viaja para a Malásia, como embaixador e, logo muda sua residência para o Canadá. Atualmente o General é criticado na Coréia do Sul como marginal, comunista e traidor da pátria por alguns dirigentes, porém devemos reconhecer sua importância por ter  sido ele o grande responsável pela reformulação do TKD.

A mudança de diretoria da Associação Coreana de Taekwondo em 1970, causou o fim da geração formada pelos pioneiros da modalidade que se preocupavam com o seu lado espiritual. A Segunda geração começou a modificar a sua política para recuperar a originalidade e se desvincular da influência do Karate. Sendo que a principal meta era expandir no mundo todo o Taekwondo competitivo: dando importância às técnicas feitas com as pernas, retornando às suas origens, como na época do Taekyon, quando a parte mais utilizada do corpo eram as pernas. A mudança que veio a ocorrer foi brusca e rápida; de arte marcial (disciplina e defesa pessoal) a esporte (competição – onde havia maior preocupação com os métodos de trabalho).

Apesar da ITF primar por uma arte mais marcial e  a WTF enfocar o lado competitivo, isso nada interferiu nas duas concorrentes, ao contrário, o Taekwondo teve suas vantagens pois a modalidade se expandiu tão rapidamente no mundo todo que não tempo nem oportunidade para reformular o valor filosófico do Taekyon.

As características das regras de competição da WTF como: a proibição de soco no rosto, do chute na região inferior, segurar e derrubar o adversário, além de permitirem contato direto com as técnicas legais, e o uso de equipamento de proteção fizeram com que o Taekwondo retornasse às suas origens, o Taekyon. 

 

  

 Filosofia do Taekwon-do

 

A filosofia do TAEKWON-DO está baseada na ética, moral e normas espirituais, mediante as quais cada homem poderá viver juntamente e em harmonia.

Por isto, sob nenhuma circunstância o TAEKWON-DO poderá ser usado com propósitos agressivos ou violentos, quer seja em grupo ou individualmente. Nem poderá ser usado, o TAEKWON-DO, para propósitos comerciais ou políticos.

Esta será a filosofia e guia, que será a pedra fundamental do TAEKWON-DO e pela qual os estudantes sensatos desta arte marcial são alentados a viver.

 

  1. Incline-se a ir onde o passo possa ser forte e faça o que é importante ser feito, ainda que difícil;
  2. Seja suave com o débil e firme com o forte;
  3. Esteja contente com o que você possui (dinheiro e posição), mas nunca com o seu conhecimento;
  4. Sempre termine o que começou, seja grande ou pequeno;
  5. Seja um mestre complacente para todos, indiferentemente de religião, raça ou ideologia;
  6. Nunca reconheça a repressão ou ameaças, no seguimento de uma nobre causa;
  7. Ensine atitudes e sabedoria com ações antes que com palavras;
  8. Sempre seja você mesmo, embora as circunstâncias possam mudar;
  9. Seja um eterno mestre, que ensina com o corpo quando jovem, com as palavras quando velho e com os preceitos morais depois de morto.

 

Filosofia dita pelo criador do Taekwon-do o General Choi Hong Hi

 

"... É a minha esperança que através do TAEKWON-DO cada um possa juntar suficiente força para chegar a ser um guardião da justiça, para combater a desuniãosocial e para cultivar o espírito humano".

 

 

 OS NOVE FATORES ESSENCIAIS

 

‘DO’, ‘ZEN’, ‘KI’, ‘CHOSIM’, ‘ILSIM’, ‘MUSIN’, ‘MOBILIDADE’, ‘VAZIO’, ‘UNIDADE’

 

DO: Caminho, Maneira, Modo, Responsabilidade, Obrigação, Ética, Moral;

ZEN: Estado da mente, indiferença, imparcialidade, dualidade, não dimensões, domínio do tempo, liberdade, pureza, absoluto, disciplina;

KI: Estado de espírito, força, poder, emoções, temperamento, intenções, vontade, controle, extremidade;

CHOSIM: Começo da mente, curiosidade, ansiedade de saber, descobrimento, desejo, intenção, despertar, preparação;

ILSIM: Uma mente, decisão, definições, parcialidade, diferenças, concentração, lealdade, fidelidade, continuação, disciplina;

MUSIM: Não mente, sem diferença, sem existência, sem emoções, sem pensamento, sem sentimento, sem opinião, sem gostos, sem desejos, sem imaginação, sem ilusões, ignorância total da existência de si mesmo;

IMOBILIDADE: Sem tempo, sem dimensões, sem espaço;

VAZIO: Inexistência, limpo, puro, claro, sem distúrbio, estado absoluto;

UNIDADE: Concentração, unificação, juntar, fazer um só, ser tudo junto.

 

Estes nove fatores essenciais têm que ser aplicados em todo sentido da prática que concerve o TaeKwon-Do. É análise contínua e aplicações adequadas destes, e fundamentalmente importante, para avaliar a qualidade e nível do TaeKwon-Do de si mesmo.

 

Quando um pratica um tipo de chute aplicando estes nove fatores essenciais em todo momento, a qualidade e nível de execução estarão em seu mais alto nível, oferecendo a oportunidade de passar a porta do domínio total dos próprios atos e ações, até chegar a "TONG" (passar).

Através destes nove fatores essenciais uma pessoa pode determinar suas práticas para melhorar sua vida diária.

As práticas e aplicações destes nove fatores essenciais no TaeKwon-Do internamente, estão assentadas na total importância que exercem no melhoramento e progresso das qualidades pessoais. Dependendo da forma de aplicar e praticar, a vida poderá estar determinada para ter verdadeiro valor de existência ou somente valor moral externo.

 

"Os que estão ocupados com sua vida externa somente, ignoram sua vida interna e os que se ocupam de sua vida interna somente, ignoram a parte externa de sua vida. Por isso, as pessoas têm que mirar para si mesmo interna e externamente, até que não existam diferenças internas e externas; Assim a vida poderá ser só uma, sem divisões vivendo na totalidade do todo".

 

 

 

 

PRINCÍPIOS DO TAEKWON-DO

 

 

 

São cinco os princípios do TaeKwon.-do abaixo relacionados, porém, o estudante não deve apenas saber sem entender. É Necessário que o praticante ache o sentido de cada um dos princípios abaixo relacionados. O subscritor da presente, oporá sua idéia básica do que significa para si cada um dos princípios, o que não deve ser tomado como resultado final de seu estudo, mas como premissa para o mesmo.

 

 

 

CORTESIA: (Ye Ui)

 

 

 

Ser cortes significa ser educado, amável, respeitador. Esta deve ser a postura de um praticante de Taekwon-do para com as pessoas, sendo elas praticantes de Taekwon-do ou não. Este princípio vem demonstrar que a prática de Taekwon-do não se resume em treinamentos de luta, nem tão pouco, que a mesma encerra com o término do treinamento na academia, mas ao contrário, significa que o praticante deve adotar uma postura de dignidade, respeitando a todos, e demonstrando que estes atos também são ensinados no Taekwon-do e o alunodeve estar sempre ciente da hierarquia que existe no Taekwon-do, respeitando seus superiores, sendo justo e nunca tratar os outros com desprezo.

 

 

 

São exemplos de cortesia:

 

 

 

  1. Promover o espirito de concessão mútua.
  2. Ficar envergonhado do desprezo maldoso de uma pessoa perante a outra.
  3. Ser educado para com o próximo.
  4. Respeitar outras posições.
  5. Tratar assuntos com honradez e sinceridade.
  6. Distinguir o instrutor do aluno, o senior do júnior e o mais velho do jovem.

 

 

 

INTEGRIDADE: (Yom Chi)

 

 

 

Ser íntegro significa ser completo, exato, imparcial, inatacável,ou seja, A integridade passa por fazer no dia a dia aquilo que está correto numa perspectiva social, nunca prejudicando as pessoas com as nossas ações. Para uma noção mais simples deste princípio, diria que a integridade é o mesmo que Cortesia, mas mudando-se o referencial. Enquanto no outro princípio o praticante deve respeitar os outros, neste o respeito é exigido a ele próprio. O estudante deve manter uma postura correta para si mesmo, de maneira que ele possa ser respeitado pelos outros: Uma pessoa que não respeita a si próprio, certamente não recebe respeito de outras pessoas. O TaeKwon-Do exige que seus praticantes adotem posturas inatacáveis, e que tornem digno do ensinamento que lhe é dado.

 

 

 

São exemplos de integridade:

 

 

 

1. Ser humilde.

 

2. Não dizer algo e fazer diferente.

 

3. Não pedir graduação a um instrutor ou tentar comprá-la.

 

4. Não obter graduação para satisfação do ego, ou sentimento de poder.

 

 

 

PERSEVERANÇA: (In Nae)

 

 

 

Perseverar significa não desistir. Na longa estrada do ensinamento do Taekwon-do existem vários obstáculos a serem combatidos pelo praticante, mas os mesmos não devem servir para desanimá-lo na busca, mas sim, devem servir de estímulo ao praticante. Perseverar significa conservar-se firme e constante, prosseguir, continuar. "Quem persevera em seus propósitos acaba vencendo".

 

 

 

AUTO-CONTROLE: (Guk Gi)

 

 

 

Significa que o praticante deve insistir na prática de controlar-se a si próprio, ou seja, em se tratando de técnicas de elevada periculosidade em relação ao seu oponente, justamente por se tratar de prática de luta, o estudante não deve esquecer-se que a sua prática deve dirigir-se para a sua auto-defesa e não à destruição do adversário. Quando o praticante estiver aplicando o Taekwon-do, não deve se deixar dominar pelos impulsos, pelo instinto, mas sim estar ciente de que cada ato seu no combate atinja seus objetivos sem prejudicar demasidamente o seu oponente. Este princípio significa dominar-se a si próprio. É um dos objetivos mais difíceis de se atingir, e o qual não deve-se jamais esquecer. Na sua filosofia, Buda dizia que era mais fácil enfrentar um exército de cem homens do que enfrentar-se à si próprio. Este, também, é o objetivo da prática do TeKwon-Do.

 


ESPÍRITO INDÔMITO: (Baekjul Boolgool)

 

 

 

 

Significa que o praticante nunca deve se deixar abater. Uma queda deve ser sempre motivo para continuar o combate e ir até seu desfecho final. O atleta deve ser insuperável no seu desenvolvimento, buscando atingir o máximo de si na sua prática. Deve buscar no seu treinamento o aperfeiçoamento técnico, objetivando fazer um golpe como se fosse o último, mas não se esquecendo do próximo que deve ser aplicado com o mesmo ímpeto.

 

 

 

 

Padrões (Tul)

 

 

 

A antiga lei no oriente era similar a Lei de Hamurabi, “Olho por olho, dente por dente”, e foi rigorosamente reforçada inclusive se a morte fosse acidental.

 

Neste tipo de ambiente, e desde o atual sistema de lutas livres não havia sido desenvolvido, era impossivel para um estudante de artes marciais praticar ou avaliar seu nível individual de ataque ou defesa contra movimentos de um oponente.

 

O avanço de desenvolvimento individual era certamente dificultoso até uma prática imaginativa que fosse criada para os primeiros padrões.

 

Padrões eram vários movimentos fundamentais, mais que isso, representavam técnicas tanto de ataque como defesa, postas para uma sequencia lógica ou física.

 

Os alunos sistematicamente lidaram com muitos oponentes imaginários sobre vários aspectos, usando cada ferramenta de ataque e defesa disponível em várias direções.  Tais padrões de prática disponibilizaram os alunos a ir através de muitos movimentos fundamentais em séries, para desenvolver técnicas de luta, melhorando a flexibilidade dos movimentos, dominando a mudança corporal, construindo músculos e controlando a respiração, desenvolvendo movimentos suaves e fluentes, e ganhando ritmos nos movimentos.

 

Também disponibilizou ao aluno adquirir certa técnica especial com o qual não poderia ser obtido de lutas ou exercícios fundamentais.  Logo, um padrão pode ser comparado como uma unidade tática ou um mundo, se movimento fundamental é um treino individual ao soldado ou alfabeto.  Adequadamente, padrões, a razão de cada movimento, é uma série de disputas, força, proezas e beleza característica.

 

Através da disputa podem meramente indicar que um oponente é mais ou menos avançado, padrões são um barômetro mais críticos  na avaliação de uma técnica individual.

 

 

 

OS SEGUINTES PONTOS DEVEM SER CONSIDERADOS QUANDO ESTIVER DEMONSTRANDO OS PADRÕES (TULS):

 

 

 

  1. Padrão deve começar e terminar exatamente no mesmo ponto.  Isto irá indicar a precisão do lutador;
  2. Postura correta e olhar devem ser mantidos todo o tempo;
  3. Músculos do corpo devem estar tanto tensionados e relaxados nos momentos críticos próprios no exercício;
  4. O exercício deve ser feito em um movimento rítmico com uma abstenção de inflexibilidade (dureza);
  5. Movimentos devem ser acelerados e desacelerados de acordo com as instruções deste livro;
  6. Cada padrão deve ser feito perfeitos antes da movimentação para a próxima;
  7. Alunos devem conhecer os propósitos de cada movimento;
  8. Alunos devem performar cada movimento com realismo;
  9. Técnicas de ataque e defesa devem ser igualmente distribuídas entre as mãos esquerda e direita e pés.

 

 

 

Todos os padrões neste livro são feitos sob a suposição que os alunos estão virados para o “D” (veja diagrama de padrões).  Há um total de vinte e quatro padrões no Taekwon-Do.

 

 

 

A RAZÃO DOS 24 PADRÕES

 

 

 

A vida de um ser humano, talvez 100 anos, pode ser considerada como um dia quando comparados com a eternidade.  Porém, nós mortais somos não mais que simples viajantes que passam por anos eternos e eternidades de um dia.

 

Isto é evidente que ninguém pode viver mais que um tempo limitado.  Não mais, muitas pessoas tolamente se escravizam ao materialismo como se eles pudessem viver milhares de anos.  E algumas pessoas esforçam-se em transferir um legado bom espiritual para as gerações futuras, neste modo, ganhando imortalidade.  Obviamente, o espírito é perpétuo enquanto a matéria não.  Além disso, o que nós podemos fazer é deixar pra trás alguma coisa para o bem estar da humanidade, talvez, a coisa mais importante em nossas vidas.

 

Aqui eu deixo o Taekwon-Do para a humanidade como um traço do homem que data do século 20.

 

Os 24 padrões representam as 24 horas, um dia, ou toda minha vida.

 

 

 

AS INTERPRETAÇÕES DOS PADRÕES

 

 

 

O nome dos padrões, o número de movimentos, e os símbolos diagramáticos de cada padrão simboliza tanto figuras heróicas históricas na Coréia ou momentos relacionados à eventos históricos.

 

 

 

CHON-JI – Significa literalmente “ O Paraíso na Terra”.  Ele é, no oriente, interpretado como uma criação do mundo ou o início da história humana, por esta razão é o primeiro padrão que será feito pelo iniciante.  Este padrão consiste em duas partes similares; uma representa o Paraíso (Céu) e a outra a Terra.

 

 

 

DAN-GUN – é chamada de após o sagado Dan-Gun, o legendário fundador da Coréia no ano de 2.333 D.C.

 

 

 

DO-SAN – é o pseudônimo do patriota Ahn Chang-Ho (1876-1938).  Os 24 movimentos representam sua vida toda o qual foi devotada a promover a educação na Coréia e seus movimentos de independência.

 

 

 

WON-HYO – Foi um grande monge que introduziu o Budismo para a Dinastia Silla no ano de 686 A.D.

 

 

 

YUL-GOK – é o pseudônimo de um grande filósofo e estudante Yil (1536-1584) apelidado de “Confúcio da Coréia”.  Os 38 movimentos de seu padrão referem-se a sua cidade natal na 38ª latitude e o diagrama (  ) representa “Estudioso”.

 

JOONG-GUN – é chamado após o patriota Ahn Joong-Gun ter assassinado Hiro-Bumi ito, o primeiro japonês governador-geral da Coréia, conhecido como o homem que liderou parte da junção Japão-Coréia.  Sâo 32 movimentos em um padrão que representa a idade do Sr. Ahn quando ele foi executado na prisão de Lui-Shung (1910).

 

 

 

TOI-GYE – é o nome da caneta do estudioso notável Yi Hwang (Século XVI), uma autoridade no neo-confucionismo.  Os 37 movimentos do padrão representam a 37ª latitude, o diagrama (±) representa “estudioso”.

 

 

 

HWA-RANG – é chamado após o jovem grupo Hwa-Rang o qual originou-se na Dinastia Silla no começo do século VII.  Os 29 movimentos referem-se a 29ª Divisão de Infantaria, onde o Takwon-Do desenvolveu sua maturidade.

 

 

 

CHOONG-MOO – Foi o nome dado ao grande Almirante Yi Soon-Sin da Dinastia Lee.  Ele foi reputado por ter inventado o primeiro navio de batalha blindado (Kobukson) em 1592, o qual foi dito ser o precursor dos atuais submarinos.  A razão do qual este padrão termina com a mão esquerda em ataque é para simbolizar sua pesarosa morte, tendo chance nenhuma de mostrar seu potencial irrestrito marcado pela reserva forçada de sua lealdade ao rei.

 

 

 

KWANG-GAE – é chamado após o famoso Kwang-Gae-Toh-Wang, o 19º rei da Dinastia Koguryo, que reconquistou todos os territórios perdidos incluindo a maior parte da Manchuria.  O diagrama (

 

) representa a expansão e recuperação do território perdido.  Os 39 movimentos referem-se as primeiras duas figuras de 391 A.D., o ano que ele veio ao trono.

 

 

 

PO-EUN – é o pseudônimo de um sujeito leal Chong Mong-Chu (1400) que foi um famoso poeta e criador do poema “Eu não serviria a um segundo mestre mesmo sendo crucificado mil vezes” que é conhecido por todo Coreano.  Ele foi também um pioneiro no campo da física.  O diagrama () representa sua lealdade infalível ao rei e ao país durante o fim da Dinastia Koryo.

 

 

 

GE-BAEK – é chamada após Ge-Baek, um grande general da Dinastia Baek Je (660 A.D).  O Diagrama ( | ) representa sua severa e estrita disciplina militar.

 

 

 

EUI-AM – é o pseudônimo de Son Byong Hi, lider do movimento de independência coreano em 1º de março de 1919.  Os 45 movimentos referem-se a idade quando ele mudou o nome de Dong Hak (Cultura Oriental) para Chondo Kyo (Religião do Caminho do Paraíso) em 1905.  O diagrama ( | ) representa seu espírito indomável, mostrado quando se dedicou para a prosperidade de sua nação.

 

 

 

CHOONG-JANG – é o pseudônimo dado ao General Kim Duk Ryang que viveu durante a Dinastia Lee, no século XIV.  Seu padrão finaliza com a mão esquerda em ataque para simbolizar a tragédia de sua morte aos 27anos na prisão antes de ser capaz de alcançar a maturidade total.

 

 

 

JUCHE – é um ideal filosófico que o homem é o mestre de tudo e decide tudo, em outras palavras, a idéia que o homem é mestre do mundo e de seu destino.  É dito que esta idéia foi enraizada na Montanha de Baekdu que simboliza o espírito do povo coreano.  O diagrama (   ) representa a Montanha Baekdu.

 

 

 

SAM-IL – Denota a data histórica que o movimento de independência coreano chegou a atravessar o país em 1º de março de 1919.  Os 33 movimentos de seu padrão posiciona-se para os 33 patriotas que planejaram o movimento de independência.

 

 

 

YOO-SIN – é chamado após o General Kim Yoo Sin, um general comandante durante a Dinastia Silla.  Os 68 movimentos referem-se as duas últimas figuras de 668 A.D., o ano que a Coréia foi unida.  A postura pronta significa uma espada puxada para o lado direito no lugar do esquerdo que simboliza os erros de Yoo Sin ao seguir as ordens do rei para lutar com as forças entrangeiras contra sua própria nação.

 

 

 

CHOI-YONG – é chamado após o General Choi Yong, Premier e Comandante-Chefe das forças armadas durante o século XIV na Dinastia Koryo.  Choi Yong foi grandemente respeitado por sua lealdade, patriotismo e humildade.  Ele foi executado por seus comandantes subordinados liderados pelo general Yi Sung Gae, quem mais tarde tornou-se o primeiro rei da Dinastia Lee.

 

 

 

YON-GAE – é chamado após um famoso general durante a Dinastia Koguryo, Yon Gae Somoon.  Os 49 movimentos referem-se aos duas últimas figuras de 649 A.D., o ano que ele forçou a Dinastia Tang desistir da Coréia após destruir aproximadamente 300.000 soldados da tropa em Ansi Sung.

 

 

 

UL-JI – é o nome dado após general Ul-Ji Moon Dok que com sucesso defendeu a Coréia contra as forças de Tang de aproximadamente um milhão de soldados liderados por Yang Je em 612 A.D., Ul-Ji empregou táticas de guerrilha para atingir rapidamente , foi capaz de dizimar uma grande porcentagem das forças.  O diagrama (  ) representa seu sobrenome.  Os 42 movimentos representam a idade do autor quando ele confeccionou este padrão.

 

 

 

MOON-MOO – honra o 30º rei da Dinastia Silla.  Seu corpo foi entrerrado próximo de Dae Wang Am (grande rocha do rei).  De acordo com seu desejo, o corpo foi colocado no mar “Onde minha alma deverá eternamente defender a terra contra os japoneses”.  É comentado que a caverna rochosa (Sok Gul Am) foi construída para guardar sua tumba.  O Sok Gul Am é um fino exemplo da cultura da Dinastia Silla.  Os 61 movimentos de seu padrão simbolizam as duas últimas figuras de 661 A.D. Onde Moon Moo veio ao trono.

 

 

 

SO-SAN – é o pseudônimo de um grande monge, Choi Hyong Ung (1520-1604) durante a Dinastia Lee.  Os 72 movimentos referem-se a sua idade quando organizou o corpo de soldados monges com a ajuda de seu pupilo Sa Myung Dang.  Os soldados monges ajudaram a expulsar os piratas japoneses que varreram boa parte da península coreana em 1592.

 

 

 

SE-JONG – é chamado após o grande rei coreano Se-Jong, que inventou o alfabeto coreano em 1443, e foi também um notável meteorolgista.  O Diagrama (  ) representa o rei, enquanto os 24 movimentos referem-se às 24 letras do alfabeto coreano.

 

 

 

TONG-IL – denota a resolução da unificação da Coréia que foi dividida desde 1945.  O diagrama ( | ) simboliza a raça homogênea.

 

 

 

Desde cada padrão tem uma relação próxima com o exercício fundamental, alunos, por esta razão, devem praticar os padrões de acordo com as seguintes graduações para obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço.

 

 

 

NOME DO TUL

NÍVEL

ORDEM DA FAIXA

CHON-JI

9º GUP

BRANCA / PONTA AMARELA

DAN-GUN

8º GUP

AMARELA

DO-SAN

7º GUP

AMARELA / PONTA VERDE

WON-HYO

6º GUP

VERDE

YUL-GOK

5º GUP

VERDE / PONTA AZUL

JOONG-GUN

4º GUP

AZUL 

TOI-GYE

3º GUP

AZUL / PONTA VERMELHA

HWA-RANG

2º GUP

VERMELHA

CHOONG-MOO

1º GUP

VERMELHA / PONTA PRETA

KWANG-GAE

1º DAN (GRAU)

BUSABOMNIM

PO-EUN

GE-BAEK

EUI-AM

2º DAN (GRAU)

 BUSABOMNIM

CHOONG-JANG

JUCHE

SAM-IL

3º DAN (GRAU)

 BUSABOMNIM

YOO-SIN

CHOI-YONG

YON-GAE

4º DAN (GRAU)

 SABOMNIM

UL-JI

MOON-MOO

SO-SAN

5º DAN (GRAU)

 SABOMNIM

SE-JONG

TONG-IL

6º DAN (GRAU)

 SABOMNIM

 

 

 

 

 

SOCO DE QUATRO DIREÇÕES (Saju Jirugi)

 

 

 

Posição paralela pronta (inicial)

 

 

 

  1. Mova o pé direito para D, fazendo passo em posição direita para D enquanto executa um soco médio para D com o punho direito.
  2. Mova o pé direito para A, fazendo uma passo para a esquerda virando para B enquanto um bloqueio baixo para B é executado com o antebraço esquerdo.
  3. Mova o pé direito para B, formando um posicionamento para B enquanto performa um soco médio com a mão direita para B.
  4. Mova o pé direito para D, formando um posicionamento caminhando para C enquanto executa um bloqueio baixo com o antebraço esquerdo para C.
  5. Mova o pé direito para C dando um passo um passo para C enquanto executa um soco médio com o punho direito.
  6. Mova o pé direito para B, fazendo um passo para A enquanto executa um bloqueio baixo para A com o antebraço esquerdo.
  7. Mova o pé direito para A, dando um passo para A enquanto executa um soco médio para A com o punho direito.

 

 

 

FIM – Traga o pé direito para a postura inicial do padrão.

 

 

 

  

 

BLOQUEIO DE QUATRO DIREÇÕES (Saju Makgi)

 

 

 

Postura paralela pronta (inicial)

 

 

 

  1. Mova o pé direito para C, fazendo uma caminhada para esquerda direta para D enquanto executa um bloqueio baixo para D com a mão esquerda em forma de faca.
  2. Mova o pé direito para D, formando um passo para D enquanto executa um bloqueio lateral médio para D com o antebraço direito (parte interior).
  3. Mova o pé direito para A, fazendo um passo para B enquanto executa um bloqueio baixo com a mão esquerda em forma de faca.
  4. Mova o pé direito para B fazendo um passo para B enquanto executa um bloqueio lateral médio com o antebraço direito (parte interior)
  5. Mova o pé direito para D, fazendo um passo com a perna esquerda para C enquanto executa um bloqueio baixo para C com a “faca” da mão esquerda.
  6. Mova o pé direito para C, formando um caminhar a direita para C, ao mesmo tempo executando um bloqueio lateral médio par C com a parte de dentro do antebraço direito.
  7. Mova o pé direito para B, formando um caminhar a esquerda para A, enquanto executa um bloqueio baixo para A com a “faca” da mão esquerda.
  8. Mova o pé direito para A, formando um caminhar a direita para A enquanto executa um bloqueio médio lateral para A com a parte interna do antebraço direito.

 

 

 

 

 

FIM.  Traga o pé direito de volta para a posição incial.

 

 

 

  • Pratique estes dois exercícios fundamentais no sentido horário e anti-horário mudando alternadamente.

 

 

 

PADRÃO CHON-JI (Chon-Ji Tul)

 

 

 

Diagrama: +

 

Movimentos: 19

 

Posição inicial:  Posição de prontidão com pés paralelos.

 


Este padrão é praticado por aspirantes ao 9º grau e acima.

 

  

 

Posição inicial (Junbi Jase)

 

 

 

1 – Mova o pé esquerdo para B, formando um caminhar a esquerda para B enquanto executa um bloqueio para B com o antebraço.

 

2 – Mova o pé direito para B, formando um caminhar a direita para B enquanto executa um soco médio para B com o punho direito.

 

3 – Mova o pé direito para A, virando em sentido horário para formar um caminhar a direita par aA enquanto executa um bloqueio baixo com o antebraço direito.

 

4 – Mova o pé esquerdo para A, formando um caminhar a esquerda para A enquanto executa um soco médio para A com o punho esquerdo.

 

5 – Mova o pé esquerdo para D, formando um caminhar a esquerda para D enquanto executa um bloqueio baixo para D com o antebraço esquerdo.

 

6 – Mova o pé direito para D, formando um caminhar a direita para D enquanto executa um soco médio para D com o punho direito.

 

7 – Mova o pé direito para C, virando no sentido horário para formar um caminhar a direita para C enquanto executa um bloqueio baixo para C com o antebraço direito.

 

8 – Mova o pé esquerdo para C, formando um caminhar a esquerda para C enquanto executa um soco médio com o punho esquerdo.

 

9 – Mova o é esquerdo para A, formando um L direto para A enquanto executa um bloqueio médio para A com o interior do antebraço esquerdo.

 

10 – Mova o pé direito para A fazendo um caminhar para A enquanto executa um soco médio para A com o punho direito.

 

11 – Mova o pé direito para B, virando no sentido horário para formar um L a esquerda virada para B enquanto executa um bloqueio médio para B com a parte interna do antebraço direito.

 

12 – Mova o pé esquerdo para B, fazendo uma caminhada a esquerda para B enquanto executa um soco para B com o punho esquerdo.

 

13 – Mova o pé esquerdo para C, virando no sentido horário para formar um L a direita virada para C enquanto executa um bloqueio médio para C com a parte interna do antebraço esquerdo.

 

14 – Mova o pé direito para C, formando uma caminhada a direita para C enquanto executa um soco para C com o punho direito.

 

15 – Mova o pé direito para D, virando no sentido horário em L a esquerda para D enquanto executa um bloqueio médio para D com a parte interna do antebraço direito.

 

16 – Mova o pé esquerdo para D, fazendo uma caminhada a esquerda para D enquanto executa um soco médio para D com o punho esquerdo.

 

17 – Mova o pé direito para D, formando uma caminhada a direita para D enquanto executa um soco médio para D com o punho direito.

 

18 – Mova o pé direito para c, formando uma caminhada a esquerda para D enquanto executa um soco médio para D com o punho esquerdo.

 

19 – Mova o pé esquerdo para C, formando uma caminhada a direita para D enquanto executa um soco médio para D com o punho direito.

 

 

 

FIM – Traga o pé esquerdo de volta para a postura inicial.